Please reload

Posts Recentes

Projetando com Design Thinking

January 8, 2016

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

SOS design: evite esses 3 erros!

June 26, 2017

1. Peru no Pires

 

Tudo certo em se empolgar na hora de comprar quadros, móveis, objetos decorativos, etc.. Mas sem um projeto onde as dimensões são todas especificadas, é possível que alguns equívocos aconteçam...

 

Por isso é importante que haja cuidado não só com as "medidas do local X medidas dos móveis (quadros, etc)", mas também com os espaços destinados à circulação e conforto para se sentar ou ficar em pé.

 

E não é só isso... as proporções dos móveis nos espaços vão além da constatação de que tudo está cabendo e as circulações estão preservadas. É preciso haver harmonia! Ou seja, uma sala espaçosa, por exemplo, pode ter muitos elementos que disputam atenção com suas cores e formas. Então sugiro que você procure evitar fazer do espaço da sua casa um cenário de muitas histórias e pouca fluidez. E fuja de móveis e objetos decorativos que sejam grandes ou pequenos demais pros ambientes onde estão inseridos.

 

2. Vira-vira

 

Receptividade é um assunto também levantado pelo Feng Shui que aborda a energia entre pessoas que acessam espaços e as que já estão no local.

 

Por exemplo, em se tratando do posicionamento de móveis numa casa, qual a disposição de um sofá que faz você se sentir mais confortável ao entrar na residência de um amigo?

 

Você o prefere disposto de maneira que as pessoas sentadas estejam de frente pra quem está entrando na casa ou de um jeito que elas estejam de costas?

 

Estudos indicam que é importante priorizar o contato visual direto entre as pessoas que estão dentro de casa e as que entram nela. Isso porque esse posicionamento provoca uma sensação de segurança e de receptividade. É mais ou menos como quando estamos com amigos conversamos em grupo: a gente procura evitar nos dirigir a alguém estando de costas pra outras pessoas. Dizem que isso é uma questão de educação, mas também é de segurança. A gente quer democratizar as atenções, acolher as pessoas e poder saber a reação deles diante de nossas expressões. Portanto, dispor os móveis de casa desconsiderando a receptividade  das pessoas é um erro que precisa ser evitado!

 

O mesmo acontece na disposição da cama num quarto, ou da porta do lavabo, da bacia sanitária, entre tantas outras situações. É preciso se ter me mente como se dá a interação das pessoas entre si e com os móveis e equipamentos dos ambientes antes de pensar num layout que priorize apenas questões como iluminação, circulação, composição.

 

3. Luz "fast-food" em casa

 

Na hora de escolher quais lâmpadas adquirir pra sua casa, lembre-se que elas estarão iluminando um lugar onde provavelmente você vai permanecer por bastante tempo.

 

Uma iluminação feita por lâmpadas de cor fria (fluorescentes ou LED de cor branca azulada) é recomendada para áreas que precisam realçar cores, como é o caso das áreas de cozinhas. Alguns restaurantes "fast-food" também adotam essa iluminação nas áreas de permanência já que preferem rotatividade de clientes. Então nesse caso, os ambientes não são tão confortáveis ou convidativos. Mas para áreas como salas e quartos de uma residência, procure adquirir lâmpadas de cor morna que é um tom de branco intermediário entre o amarelado quente e o branco frio azulado. Afinal, você não vai querer criar uma atmosfera pouco convidativa pra quem quer permanecer nesses ambientes por mais tempo, não é?

 

Como arquiteta, eu procuro dar atenção redobrada a questão da iluminação. Acredito que não é a toa que todos nós ficamos fascinados diante de um por do sol dramático, de um nascer do sol inspirador. A luz realmente encanta, caracteriza um ambiente e faz toda diferença. Saber realçar elementos que pedem destaque e saber dosar a incidência de luz  é essencial pra que a gente se sinta abraçado e acolhido pelo lugar onde moramos. 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square

Mare de Campos  arquiteta

mc@studiomostarda.com.br 

Tel: 55-11-972959520