top of page

...você é o que você gosta!

“...A gente é nossa comida preferida, os filmes que a gente curte, os amigos que escolhemos, as roupas que a gente veste, a estação do ano preferida, nosso esporte, as cidades que nos encantam.” (Martha Medeiros)

Quer fazer um teste que identifica seus gostos na arquitetura de nossos tempos através de seus traços de personalidade? click aqui

Pesquisadores de vários países tem estudado a relação entre gostos estéticos e traços da personalidade. Os resultados indicaram que os gostos por determinadas expressões artísticas e estéticas tem reações emocionais similares quanto à questões de segurança, sensibilidade, reações às adversidades, etc.

Mas não é só isso, o filósofo suíço Allain de Botton, autor do livro “Arquitetura da Felicidade”, descreve as características estéticas e funcionais que fazem as pessoas se sentirem melhor. Ele fala também sobre como valores éticos e comportamentos sociais influenciam a arquitetura e vice-versa.

Sabe-se ainda que a filosofia chinesa Feng Shui que trata da influência energética dos elementos e sua relação com os perfis individuais de cada pessoa também fala que o comportamento psicológico das pessoas pode ser influenciado pelo ambiente onde se insere e esse pode influenciar as pessoas.

A constatação de que nossos valores e gostos tem uma relação íntima com os aspectos físicos em que pertencemos é evidente e muito se pode explorar nesse sentido.

Arquitetura e os 16 tipos de personalidade

Arquitetura é mais que projetos bem feitos, que beleza e funcionalidade. Arquitetura é a expressão de nossa cultura, nossos valores, sejam individuais ou coletivos. Quando planejamos um ambiente, queremos criar uma conexão entre a personalidade do cliente e o lugar onde ele vai interagir. Essa ligação entre nosso eu mais autêntico e o espaço físico onde estamos nos leva a explorar de maneira mais intensa a individualidade das pessoas, corporifica crenças e gostos e nos impulsiona a realizar mais e a contribuir mais para a sociedade com expressividades únicas.

Uma das atividades oferecidas pelo Studio Mostarda (StMo), são os testes de personalidade e sua conexão com significados atribuídos a arquitetura.

O teste de personalidade segundo os tipos descritos pela 16 Personalities UK, se baseia em letras como INTJ, ENFP, etc. que significam traços de personalidade. Cada letra se refere à: Introversion (I) ou Extraversion (E); Intuition (N) ou Sensing (S); Thinking (T) ou Feeling (F) e Judging (J) ou Perceiving (P).

Essa abordagem tem origens no começo do século 20 e foi inspirada por Carl Jung o pai da psicologia analítica. Foi Jung que definiu que nossa fonte de energia pode ser introvertida ou extrovertida, o que não necessariamente indica que somos tímidos ou socialmente empáticos. Katharine Briggs se baseou nessa e em outras partes da teoria de Jung para ser coautora do mais popular sistema de indicador de personalidade, o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e foi daí que surgiu o sistema de letras referentes aos 4 pares de personalidades descrito acima.

O StMo faz pesquisas sobre o assunto desde seus primeiros projetos, quando procurava ouvir as histórias das pessoas que solicitavam projetos de arquitetura e fazer uma relação entre seus gostos, costumes diários e desejos com suas preferências estéticas. Essa experiência resultou num trabalho único na prática da arquitetura, o "teste seu gosto estético", que nada mais é do que promover uma correlação entre características de personalidade com afinidades estéticas na arquitetura. Não perca essa aventura de puro auto conhecimento. Faça nosso teste e saiba mais sobre o que faz seu coração vibrar! (www.studiomostarda.com.br)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page